quarta-feira, 30 de março de 2011

DIY - FAÇA VOCE MESMA - CONVITES ESPECIAIS - PADRINHOS E AFINS

Continuando com as dicas do Faça Você Mesma, mais uma dica economica, confesso que trabalhosa mais muito gratificante, pois quando as entreguei aos meus padrinhos de casamento eles adoraram e lógico fiquei super feliz.

Além de ser um convite especial, bonito e chique, os padrinhos o terão para o resto de suas vidas porque depois do casamento poderá ser utilizado para guarda objetos como fotos por exemplo ou servir como porta jóias.

A peça que estou apresentando aqui não foi a confeccionada aos padrinhos mais si a daminha de honra, mais em todos os convites foram usadas a mesma técnica.

Vamos a execução.

Material:


Uma caixa em MDF no formato e tamanho que mais lhe agradar
Lixa fina para madeira
Tinta Base Branca para artesanato
Tinta Acrílica (aquela mesma tinta acrilica para pintar parece também serve)
Kit para Craquelado (pode ser colorido ou incolor dependendo do que se quer fazer)
Fita de cetim
Aplique de resina ou madeira


Modo de fazer:

* Lixe toda a peça de modo que ela fique lisa, retire toda a poeira



Passe duas mão de tinta base branca para artesanato, passando primeiro uma esperando secar e em seguida passando outra.
Essa base ajudar a economizar na hora de pintar a caixa.






Passe duas mãos de tinta acrílica (na cor preferida) em toda peça. No meu caso eu usei branco em toda peça e verde apenas na parte de cima da tampa. Caso você queira a peça com a pintura brilhante use tinta acrílica brilhante.




Para fazer esse efeito "rachado" use o kit craquelado (eu usei apenas nas tampas). É muito simples de ser usado, o kit vem com um verniz e um craquele. Passa-se uma mão de verniz, espera-se secar por volta de 2 horas e ai por cima passa-se o craquele e espera-se secar, automaticamente ele racha.




Caso você queira fazer que nem eu, preencher as rachaduras com um efeito dourado (patreado, ouro velho, etc...), existe no mercado uma tinta gel chamada goldfix. Você aplica uma pequena quantidade em cima da peça.




Distribui com uma estopa ou flanela aplicando uma pequena força de modo a preencher o meio das rachaduras. Obs.: essa etapa tem que ser bem rápida pois essa tinta seca muito rápido.





Após preencher toda a parte da peça com o craquelado, poli-lo com uma flanela também aplicando uma pequena força para retirar o excesso  da tinta de modo que ela fique aparente apenas nos entremeios da rachadura.






Esta pronta!







O resultado final é esse que você esta vendo ai embaixo.

A fita de cetim centralizei e colei em baixo da caixa de modo que ficasse fixa e o aplique de resina coloquei aonde achei que ficaria legal.






Outra versão, sem goldfix, com craquelado colorido esta ai logo abaixo, o modo de execução é o mesmo o que muda é que passa-se a tinta colorida (no meu caso verde), o verniz base (sempre transparente) e duas horas depois o craquelado colorido (branco).





Detalhe




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...