domingo, 30 de junho de 2013

COMO DEVO PLANEJAR MEU CASAMENTO? - PARTE 8


Ola Meninas Lindas do blog, que saudades de vocês!!!!!!!!!!!!

Não imaginam como estou feliz em voltar a escrever...depois de vários contratempos, graças a Deus agora tudo caminhando em paz e pronta para voltar com tudo para o nosso como devo planejar meu casamento.

No ultimo post da serie escrevi sobre o fotografo e prometi escrever sobre o pequenos detalhes como lembrancinhas, convites, topo de bolo, etc....

Ainda tem algumas coisa grandes no planejamento para falar mais ai vocês me perguntam "e por que não vamos falar delas antes?" porque esses esses pequenos detalhes não podemos deixar para ultima hora, uma serie de motivos, tempo, procura, DIY, etc...então é deles que vamos falar agora.

Vamos por parte ok?

Os Convites

O ideal será começar a escolha deste item uns 6 meses antes da data do casamento.

Você vai ver um modelo, gostar. Depois vai mudar de ideia e querer muda. Depois vai ver um modelo que gostar mais...........ZZZZZZZZZZZ.... Enfim vai mudar de ideias um zilhão de vezes.

Enfim você se decidiu e vai procurar empresas que os confeccionem e começa a pesquisa e de repente...vê que aquele modelo que você tanto quer fica um verdadeira fortuna para ser confeccionado. E vai em outra, e outra e outra...e a facada só aumenta ou foge do seu orçamento. É então que você pensa: "Vou fazer os convites, é um item que ninguém guarda mesmo..." (eu pensei assim e nenhum casamento que eu fui eu guardei o convite...diz os antigos que dá azar...então sendo verdade ou não melhor não arriscar...rs).

Então partindo pra parte econômica da coisa você decidiu fazer seu próprio convite ótimo! Você virá economizar cerca de 90% do valor que te pediram para confecciona-los em uma gráfica  Aqui mesmo no blog eu já ensinei como fazer alguns tipos de convite, você pode conferir clicando aqui, aquiaqui e algumas ideias legais aqui

Fazer seu próprio convite é uma questão de criatividade, existem inúmeros tipos de convite que você mesmo pode confeccionar, ate mesmo os menos desprovidos de habilidades manuais conseguem.

Mais ai você viu que para você ira ficar inviável a confecção dos seus próprios convites neste caso posso lhe oferecer duas alternativas:

  1. Confeccionar o lay-out ou pedir para algum amigo de habilidade para confecciona-lo para você e levar ate uma gráfica e pedir para fazerem somente a impressão, ou;
  2. Solicita para gráfica a confecção simples do convite (sem nenhum fru-fru como desenhos, enfeites, fitas, etc...) e customiza-los em casa, com certeza isso ira baratear e muuuuito o convite.
Convite dos Padrinhos

Geralmente para os padrinhos sempre queremos fazer algo mais especial e elaborado. No mercado esse tipo de convite custa muito caro e essa parte é algo aonde podemos economizar e muito.

Caixas com alguns mimos são bem simples de fazer e super baratas. Em lojas de MDF (artigos em madeira) voces encontram uma gama de opções como caixa para chocolates, vinhos, champanhe, etc... aonde você ira pagar entre 8,00 e 20,00 reais cada dependendo do tipo e ai para personaliza-la é só usar a criatividade inclusive eu ensinei como fiz as minhas aqui neste post.

As Lembrancinhas

Hoje o mercado esta muito aquecido quando o assunto é lembrancinhas, existe de todos os tipos, gostos e bolso.

Neste quesito o que vale a pena mesmo é pesquisar. Tente também pensar neste quesito com 6 meses de antecedência pois você também ira mudar de ideias um zilhão de vezes. O ideal é achar algo que ira combinar com o seu estilo da sua festa por exemplo:

Se você ira casar ao ar livre durante a primavera ou verão uma ótima dica é dar leques de lembrancinha. Se você ira casar durante o outono ou inverno você pode dar uma caneca, ou sabonete personalizado, etc...

Outra coisa a ser verificada é para quem ira ser dadas as lembrancinhas. Para todos? Somente para as mulheres? Ira dar um tipo para os homens e outro para as mulheres? Para saber quantas lembrancinhas você deve fazer clique aqui.

Você também pode economizar fazendo suas próprias lembrancinhas, clicando aqui e aqui no blog voce pode conferir algumas dicas de como faze-las e existe outras tantas na internet.

Leia mais dicas clicando aqui

Roupa do Noivo
Para casais com poder aquisitivo um pouco menor (assim como o meu caso rs...) meu marido optou em casar de terno, eu ja ate expliquei o porque mais vale a pena relembrar.

Em geral os noivo alugam aquele fraque, nada contra os noivos que querem casar com ele mais uma maneira legal de economizar é casar de terno pois ao comprar o terno sera uma peça essencial no guarda roupa masculino aonde poderá ser usado em outras ocasiões, assim compra-se apenas uma gravata legal e diferenciada para o grande dia e ai na próxima vez que usar o terno basta trocar a gravata.

Sapato da Noiva

Hoje Graças a Deus a moda esta ajudando muito neste quesito.

Antigamente as noivas compravam um sapato branco para o casamento (que custa horrores!) e depois o que faziam com ele? Nada! Ficavam guardados no guarda roupa durante longa data ate que alguma amiga, prima ou vizinha casasse para você emprestar ou doar.

Hoje com a moda dos sapatos colorido ficou tudo muito melhor pois podemos casar com o sapato que quiser, na cor que quiser e o melhor de tudo é poder usa-lo depois do casamento

Topo de Bolo

Este é um item que pode ser bastante caro e ai o que vale é a procura.

Na época do meu casamento chegaram a me pedir $1.200 reais por um topo de bolo, um verdadeiro absurdo! Mais também existem coisa lindas e baratas então pesquisem, pesquisem e pesquisem...

Parece que não mais é nestas pequeninas coisas que o nosso suado dinheirinho vai embora, então ate nelas precisamos planeja-las com cuidado.

Vamos supor que nos gastos pequenos foram os seguintes valores:

Convites: $100,00 (eu não gastei nem isso fazendo em casa)
Convite dos padrinhos: $200,00 (já com todo material e com tudo que vai dentro)
Lembrancinhas: $200,00 (sendo que cada uma ira custa em torno de $2,00 e você ira dar apenas para as mulheres)
Sapato da Noiva: $150,00 (Você consegue ate por menos)
Roupa do noivo: $250,00 (com esse valor se compra um bom terno)
Topo de Bolo: $150,00 (você conseguira com este valor achar algo lindo e surpreendente)

Total das aquisições: $1.050,00

Claro que esse valor poderá variar para mais ou para menos sem sombra de duvidas mais com este valores que apresentei com certeza você ira conseguir.

Depois de toda esta lição vamos ver como ficou nosso fluxo:


Reparem que as despesas foram alocadas nos meses aonde tínhamos verba disponível para o pagamento delas. No mês de agosto nosso fluxo estourou em $40,00, isto aconteceu aqui e com certeza acontecerá com vocês também, mais sendo valores pequenos como este e sabendo que existe verba disponível nos próximos meses não existe problema nenhum.

Na nossa próxima aula, DIA DA NOIVA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...