domingo, 28 de outubro de 2012

COMO DEVO PLANEJAR MEU CASAMENTO? - PARTE 3



A semana passada terminei o post falando sobre os orçamento dos buffet e hoje vou continuar com o assunto falando sobre a analise destes orçamentos ate o fechamento do contrato.

Vocês vão perceber que a partir deste post vou seguir uma sequência logica de fato, de como e quando eles devem acontecer. 

Mas... mais uma vez digo isso não é uma regra, escrevo com base em experiência e estudo e venho fazendo a algum tempo, então nada que escrevo aqui tem que ser seguindo piamente e sim serve como dica para noivos que ficam "perdidos" com os preparativos.

Fechando o contrato com o buffet

Vocês se lembram que no post passado dei dois exemplos de orçamento recebidos.

É logico que vocês terão vários outros a serem analisados mais estes dois servem para nosso estudo de caso.

Vocês receberam dezenas de orçamentos, descartaram os inviáveis, e separaram os viáveis. Foram visitar o buffet, anotaram todos os detalhes, viram todos os valores, o que é dado ou não, etc...Foram fizeram a degustação, assistiram a uma ou duas festas no local e esta tudo ok. No final vocês ficaram entre dois que:

O primeiro que vou chamar de Buffet Alpha

O valor é $27 reais por pessoas, o aluguel do espaço fica em $2.000,00 e eles te dão DJ e Iluminação no total sai em torno de $6.050,00 porem vocês vão ter que contratar toda a parte de decoração. Alguns buffets já tem empresas parceiras que fazem este serviços por $2.500,00.

Então vamos calcular o custo total:

Buffet: 27 X 150 = $ 4.050
Espaço               = $ 2.000
DJ e Iluminação  = Grátis       (economia de 600,00)
Decoração         = $ 2.500
Total                 = $ 8.550


O segundo que vou chamar de Buffet Beta

O valor é $38 reais por pessoa mais locação de $1.800 e eles te dão a decoração sairá um custo total de $7.700,00 porem vocês terão que ir atrás de DJ e iluminação que da mesma forma que a decoração o buffet já deve ter empresas parceiras, a empresa parceira do buffet faz este serviço por $600,00.

Então vamos calcular o custo total:

Buffet: 38 X 150 = $ 5.700
Espaço               = $ 1.800
DJ e Iluminação  = $    600 
Decoração         = Grátis       (economia de 2.500,00)
Total                 = $ 8.100

Conclusão: O buffet dois tem o valor por pessoa mais caro porem no calculo final dos custos ele te gera uma economia de $450,00 que você poderá utilizar para lembrancinhas ou outro item.

Perceberam o porque este estudo é tão importante? $450,00 pode parecer pouco num todos mais no final pode fazer muita falta.

Ótimo! Vocês optaram pelo Buffet Beta hora de negociar o fechamento do contrato.

Fechando o contrato com o Buffet

Marcaram um horário e foram ao buffet anunciar que irão fechar o contrato. Atenção! neste momento é a hora certa de negociar mais alguma coisa.

Geralmente nesse ramo de serviços, as empresas se sentem tentadas quando estamos prontos a fechar um contrato e pensam que se eles não der mais alguma coisa podem ou vão vou perder o cliente. Então ao ataque.

Diga que querem muito fechar com eles porem gostariam que fechassem o pacote por $8.000 (cem a menos do que o o peço total oferecido), eles com certeza vão ceder este desconto. Claro que vocês podem negociar mais mas tomem cuidado nesta negociação, desconfie se eles te oferecerem ou você pedirem muito e eles derem, eles podem tirar alguma coisa no momento da festa, então sempre haja com senso.

Legal eles concordaram, então vocês terão uma festa para 150 pessoas a um custo de $8.000 agora é hora de analisar o seu orçamento para ver como poderão pagar este valor.

O orçamento de vocês ate o momento é este:


O buffet parcela ate a data do casamento, mais vocês querem fazer de acordo com o orçamento de vocês então vão propor um plano 10X, como com certeza vão te pedir alguma entrada e para agora vocês só dispõe de $450,00 reais, então vão propor a dar isso de entrada. Em contra partida novembro e dezembro tem 13 salario e abril e julho vocês receberão ferias então poderão dar um valor maior. Então vamos fazer o seguinte plano:

Entrada: $ 450
  1. $1.500
  2. $1.500
  3. $   500
  4. $   500
  5. $   500
  6. $1.050
  7. $   500
  8. $   500
  9. $1.000
Ou seja em agosto vocês terão quitado o buffet e estarão livres deste compromisso. Lembre-se que o DJ já esta incluso neste valor e o salão deverá repassar o valor a ele ou na ultima parcela vocês podem desmembrar os cheques (não esqueçam de especificar tudo isso em contrato)

Vamos ver como ficou nosso fluxo:


Vejam vocês fecharam o contrato com buffet, parcelaram de acordo com o orçamento de vocês e ainda economizaram $550.

No próximo post falarei mais sobre como negociar e fechar outros serviços.




3 comentários:

  1. Bom dia Elenir, estou aprendendo muito com suas dicas na euforia da preparação do casamento a gente fica meio perdida. abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Lilian!
    Eu imagino...noivos fazem muitas coisas na euforia quando o correto é parar e pensar.
    Eu errei Tb no meu casamento mais hoje posso passar esta experiência a vocês para que não cometam o mesmo erro.
    Fico feliz em poder estar ajudando!

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...