terça-feira, 11 de outubro de 2011

OS BEM CASADOS


Os bem casados é uma ótima opção de lembrança pois é gostoso e barato então resolvi postar estas dicas que recebi da DPaula Doces
Quantos bem casados devo oferecer na festa?

Recomenda-se 2 a 3 bem casados por convidado.

Quais os tipos de bem casados devo escolher?

Via de regra os bem casados são feitos à base de pão-de-ló com receita característica, mais “aerada”, ou seja, mais leve que um pão-de-ló tradicional. 

Os recheios tradicionais: são aqueles com doce de leite ou o chamado doce de leite claro, à base de leite condensado. Há também a opção dos recheios de baba-de-moça.

Recheios não tradicionais, como brigadeiro, trufa, pistache, creme de baunilha entre outros também podem ser usados.
Lembre-se que os convidados estão acostumados com os recheios tradicionais de doce de leite (escuro ou claro). Se você deseja seguir a tradição, estes são os melhores recheios. Se desejar inovar, toda a criatividade pode ser utilizada nos recheios.
Quais as embalagens mais adequadas para os bem casados?


As embalagens procuram realçar a decoração e o tipo de evento, conforme algumas sugestões:

Decoração rústica ou casamento no campo: se for um casamento no sítio, por exemplo, as embalagens rústicas em juta, palha-da-costa ou tela combinam bem com o ambiente;
Decoração tradicional: embalagens com papel crepom com fita cetim atendem muito bem a necessidade, reforçando a cor branca e champanhe;
Decorações alegres: uso do papel crepom com cores marcantes e combinação de fitas contrastando com as cores do papel;
Casamento na praia: cores com tonalidades em azul e adereços que remetem ao mar (mini conchas, contas em formato de mini-pérolas) contribuem para a ambientalização;
Decorações leves: usar fitas em voal no acabamento do bem casado. O tecido em voal também pode ser uma idéia interessante, em especial das cores claras;
Decorações inovadoras: abusar de cores fortes, bem como o contraste de cores. A mescla de cores nas embalagens dos bem casados também ajuda nesta decoração;
Decorações românticas: adereços com mini corações, fitas em voal e uso das cores branco e vermelho;
Eventos Elegantes: Uso de tecidos ou papel crepom importado, fitas especiais (gorgurão, voal, fitas aramadas), uso de caixinhas e aplicação de camélias nos bem casados.

Quais as maneiras de montar uma mesa de bem casados na festa?


Recomenda-se montar a mesa de forma que os convidados sintam-se à vontade para se servir, bem como valorizar a decoração do evento:

Formato pirâmide: montar os bem casados em pilhas com 5 ou 6 andares no formato pirâmide. Pode montar duas pilhas, por exemplo, dependendo da quantidade;
Formato redondo: colocar os bem casados sobre a mesa em volta de um arranjo central, formando um círculo. Pode empilhar até 3 andares neste caso;
Sobre lâminas, pratos ou bandejas: o mais usado permite que os bem casados fiquem dispostos em utensílios diversos, sendo bem elegante. Os utensílios via de regra combinam com a decoração do ambiente: pratos de louça, bandejas de prata, lâminas de vidro ou bandejas de MDF (madeira decorada);
Com uso de móveis rústicos: sobre um móvel rústico, por exemplo, um armário de madeira com portas sem vidros, dispostos nas prateleiras deste móvel, ou em uma escrivaninha de madeira antiga, utilizando inclusive as gavetas abertas para dispor os bem casados;
Suspensos: um pouco mais complexo, pois envolve certa engenharia da empresa de decoração, dispor bandejas ou lâminas de vidro suspensas por cabos e os produtos ficam como se estivessem apoiados em mesas sem o suporte do chão.
É importante controlar a distribuição dos bem casados na festa?


Se o casal disponibilizar a quantidade sugerida de mercado com 2 a 3 unidades por pessoa, dificilmente precisará controlar a saída no que se refere ao consumo. Na saída da festa, deixar uma pessoa ao lado da mesa permite que os convidados sejam lembrados para retirar seus bem casados na quantidade correta (às vezes o convidado pega apenas 1 unidade por exemplo). Na média, seguindo a recomendação não vai faltar. Se o casal optar por uma quantidade abaixo do recomendado, neste caso seguramente precisará dispor de uma pessoa para fazer a distribuição das unidades aos convidados. Se o orçamento está apertado, recomenda-se que o casal ao menos compre uma quantidade um pouco maior que o número de convidados para evitar o constrangimento de negar uma segunda unidade para o convidado que pedir ou para evitar que os últimos convidados fiquem sem os bem casados. É prudente de qualquer forma que uma parcela de bem casados seja reservada (cerca de 10%) para que o casal possa distribuir livremente para quem desejar.



Posso colocar os bem casados sobre os pratos nas mesas do Buffet?

A colocação dos bem casados sobre os pratos é uma alternativa quando o casal compra poucas quantidades (1 unidade por pessoa apenas), desta forma não haverá risco durante a distribuição. Há prós e contras neste procedimento:

Prós: todos os convidados teoricamente falando recebem um bem casado, a mesa fica com mais um item de decoração, economiza-se com a compra de bem casados.
Contras: os convidados podem pegar os bem casados de pratos vizinhos e não haverá reposição pois não há mesa de bem casados, o bem casado que tem uma representação simbólica acaba sendo apenas mais um item decorativo da mesa, a função de lembrançinha do bem casado deixa de existir pois pelo menos metade dos convidados vai consumir o produto já na festa, a festa acaba ficando sem uma tradicional mesa de bem casados.
Como funcionam os modelos de bem casados em caixinhas?


Os bem casados em caixinhas além de serem mais elegantes permitem que os bem casados sejam oferecidos como uma lembrançinha exclusiva. Poderá optar pelas caixinhas mais em conta feitas a base de papel mais rígido ou em caixinhas e vidro ou madeira mais refinadas. Nas caixinhas de madeira ou de vidro o casal poderá inclusive mandar gravar inscrições nas mesmas, como por exemplo a data do evento, sendo que estas caixinhas tendem a ser guardadas por mais tempo por uma parte dos convidados já que servem para guardar pequenos objetos após o uso.

E os bem casados com camélias na decoração?


As camélias são muito elegantes e permitem uma ampliar a decoração dos bem casados. Há diversos fornecedores de embalagens ou forminhas que fabricam as camélias. Os próprios fornecedores de bem casados já possuem seus fornecedores para a colocação. As camélias são flores em tecido ou papel que, corretamente dobradas e confeccionadas, com sua aplicação sobre o bem casados ficam muito elegantes. Lógico que o custo é maior deste produto, porém valoriza sua mesa de forma única.

Quais são os melhores adereços para bem casados?


Adereços são todos aqueles pequenos itens decorativos que, aplicados sobre os bem casados, personalizam sua decoração. Os adereços devem combinar com a festa e o gosto do casal. Abaixo segue uma lista de adereços:

Strass, corações de cristal ou acrílico, gotinhas de cristal ou acrílico, mini copos-de-leite, flores secas e sempre vivas coloridas, canelinhas cortadas ou em ramas, flores secas do campo, pequenas medalhas, mini terços, origamis, tsurus entre outros. A criatividade é o limite para a colocação de adereços.
Posso colocar mini cartões (tags) de agradecimento?


Sim, consulte a empresa fornecedora de bem casados para solicitar a colocação. Via de regra recomenda-se apenas que os mini cards sejam de fato no tamanho “mini”, pois cartões muito grandes acabam desvalorizando o produto já que escondem o mesmo e podem amassar durante o transporte. Além desse aspecto, pela questão estética recomenda-se que não aplique cartões em produtos que tenham adereços, pois acaba poluindo o visual do bem casado com muitos itens anexados no produto.

Bom feriado a todos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...