quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Dicas para escolher seu fotógrafo


Cada uma tem seu item mais importante da festa de casamento. Para algumas noivas é o vestido, para outras as flores da decoração, etc. Para mim, disparado é o fotógrafo. Simplesmente porque fotografia é o momento congelado para sempre. E se o dia do nosso casamento é o dia mais importante e mágico de nossas vidas, então eu quero muitos momentos congelados lindos! Também porque não vemos tudo acontecendo neste dia: a decoração pronta antes dos convidados chegarem, nossa própria entrada, o olhar do noivo… são tantas emoções que no dia seguinte sempre parece que não nos lembramos de tudo. Mas o fotógrafo se lembra, ele fotografou tudo.


Para escolher seu fotógrafo favorito:

* Pense quanto do seu orçamento você dedicará à fotografia. Há fotógrafos de todos os níveis de preços no mercado.  Lógico que os bons, em geral, são + caros: requer muita experiência, equipamentos caros, 12 horas trabalhando em pé, horas após tratando as fotos, etc. Cuidado com estes que prometem mundos e fundos como álbum da sogra, pôster, calendário, etc, etc por um preço mais baixo. O foco dele é quantidade ou qualidade?
* Existem no mercado empresas especializadas em fotografia de casamento. Eu não gosto. Vou explicar porquê. Estas empresas contratam um monte de fotógrafos, em geral recém formados de cursos por aí. Quando você vê um álbum da empresa, está vendo, na verdade, uma edição das melhores fotos, dos melhores fotógrafos. Mas será que esse cara bom estará no seu casamento? É importante você conhecer o profissional que irá ao seu casamento, ter afinidade com ele, gostar do estilo de fotos que ele faz. Portanto, não contrate empresa, contrate o fotógrafo.
* Defina seu estilo favorito de foto, e vá atrás de fotógrafos que façam isso. Eu não estou falando apenas de fotos clássicas X fotojornalismo, mas também se você gosta mais de fotos com efeitos ou não, se gosta de um estilo vintage ou mais realista, ou artística, se gosta de preto e branco ou não, etc.
* Afinidade é tudo! Seu fotógrafo será a pessoa que estará te acompanhando o dia inteiro, desde a hora de se arrumar até o fim da festa. Verá você de bobs no cabelo, aguentará sua ansiedade, nervosismo, tudo. Escolha uma pessoa que você se sinta a vontade.
* Quando visitar um fotógrafo, peça para ver vários álbuns completos, e não apenas 1 álbum com as melhores fotos dele. Não se engane.
* Tem que estar no contrato se o fotógrafo fica até o fim da festa, ou quantas horas ele trabalha e quanto custa a hora extra. Isso é importante para que não aconteça dele ir embora às 2hs da madrugada, enquanto sua festa durará até às 6hs, e vários momentos lindos acontecerão após ele ter ido embora.
* Tem que estar no contrato também se ele entrega 100% das fotos pra você, ou apenas a quantidade determinada para o álbum, 120, por exemplo. É normal fotógrafos tirarem mais de 800 fotos numa festa. Você só poderá escolher umas 100 ou 120 para o álbum , para não ficar tão grande e cansativo. Mas e as outras 700 fotos? Você também vai querer guardá-las de lembrança, e se for comprar separado após, serão bem caras. Já verifique se receberá todas ou não. E isso influi no preço do fotógrafo, lógico.
* Não esquecer que no contrato deve constar: nome do profissional contratado, nome de quem irá substituí-lo em caso de força maior, número de assistentes, lista de locações (cabelereiro, igreja, salão), data e horário do trabalho, traje, equipamentos a ser usado, valores, se incluí o álbum ou não, tratamento das fotos, quantidade de fotos a ser entregues, prazo de entrega das fotos.

2 comentários:

  1. Concordo com você fotografia item mais importante seguindo da filmagem.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito seu post!! É exatamente isso mesmo! Como fotógrafa e como noiva aprovado tudo! heheh..Bjss

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...