quarta-feira, 29 de agosto de 2012

FUI CONVIDADO PARA SER PADRINHO MAIS NÃO POSSO ACEITAR, O QUE FAZER?

A algum tempo atrás escrevi uma serie de posts falando sobre padrinhos, como convidar, o que pedir de presente, o que fazer em caso de recusa, etc...porem ontem recebi uma comentário em um dos post da serie de alguém desesperado que me deixou estarrecida com a situação eu confesso. A mensagem dizia o seguinte:
 
“Estou numa situação parecida e preciso de orientações. Fui convidado pelo meu melhor amigo para ser padrinho de casamento dele. Minha mulher não. Ela não aceitou bem a ideia e nem vai no casamento. Quero recusar o convite, para ser padrinho. Mas, não pretendo deixar de ir à cerimônia e a festa. Minha pergunta é: Como recusar esse convite. Devolvo a lembrança destinada aos padrinhos que recebi?”
 
 
Reconheço que é uma tremenda saia justa...e uma situação super incomoda, como não sou dona da razão resolvi escrever algo no meu ponto de vista não sendo regra para ninguém ok, mais como me pediram orientação a minha função é tentar ajudar.
 
A primeira questão pelo que entendi é um homem casado que foi convidado pelo melhor amigo para ser padrinho e sua esposa não.
 
Gente pelo amor de Deus nunca façam isso! Se pretendem convidar alguém que seja casado para ser padrinho por obrigação convida-se o cônjuge e nunca uma única pessoa no casal. Neste caso foi uma tremenda falta de consideração com a esposa do melhor amigo que por mais que ele não goste dela deveria sim convidar o casal e não apenas o amigo.
 
Se você não gosta da esposa ou do marido de alguém que queria convidar para ser seu padrinho ou madrinha você tem duas alternativas: ou convida o casal ou não convida ninguém...terceiras alternativas pra mim não são aceitas...
 
A segunda questão é a esposa ficou tão chateada e incomodada com a situação a ponto de não querer ir ao casamento.
 
Eu também não iria e creio que qualquer um de nos faríamos o mesmo a não ser te tenhamos sangue de barata. Esta obvio que o noivo não gosta da esposa do amigo e para que que ela se prestara ao papel de ir a um lugar a qual já percebeu que não será bem vinda?
 
Terceira questão e a mais grave, pelo que percebi o amigo convidado aceitou o convite do noivo. Erro!!!
 
Imediatamente ao ser convidado e percebendo que a esposa não seria, ele deveria educadamente agradecer ao convite e dizer que não poderia aceitar. Seria de bom tom abrir o jogo com a pessoa e dizer que seria constrangedor para ele estar ao altar com uma outra pessoa que não fosse sua esposa.
 
Outra coisa que nunca se deve fazer gente! Como escrito no post sobre padrinhos é convite e não intimação...ninguém pode te obrigar a aceitar nada isso é uma escolha apenas sua de mais ninguém. Se você sabe que não tem carga emocional para lhe dar com uma situação desta não aceite, não aceite apenas por vergonha de dizer não, é muito mais bonito e elegante sempre falar a verdade evitando a fadiga de futuras situações constrangedoras.
 
Você já pensou após do casamento ser convidado para almoçar ou jantar na casa dos noivos e sua esposa ou marido estarem magoados ainda com esta situação de não haver sido convidado? Constrangedor não é???
 
Quarta situação ele quer recusar o convite mais ainda sim pretende ir a cerimonia e a festa.
 
Neste caso não tem outra alternativa, o que deve ser feito é chamar o amigo para uma conversa e abrir o jogo com ele, diga que não esta se sentindo confortável na situação e que apesar de ter aceitado no primeiro momento pensou melhor e achar que o melhor a fazer é não aceitar o convite, não use a palavra “recusar” pode não soar com bom tom e as pessoas tem um certo paradigma com palavra que soam negativas. Diga que será um prazer pode participar desse momento importante da vida dele mais apenas como telespectador, que com certeza comparecerá a cerimonia e a festa e devolver-lhe a lembrança dada no momento do convite pois com certeza ele fara o convite a outro padrinho e repassara a lembrança.
 
Se ele for seu amigo de verdade ele ira compreender a situação.
 
 
 
 
 
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...