segunda-feira, 4 de julho de 2011

QUAL A ORDEM DOS CORTEJOS?

Ola meninas!

Como sempre estou aqui novamente para esclarecer as duvidas de vocês noivinhas de primeira viagem assim como eu fui.

A Dani uma leitora do blog me escreveu pois esta com duvida de como devera proceder na hora da entrada? quem ajuda a organizar a entrada? qual a ordem certa? e quando um dos pais é viúvo?


Calma eu vou responder todas essas questões.

Quem organiza a entrada?

Para quem vai casar na igreja e não tem assessora, em geral na porta da igreja ficam algumas secretarias/carolas da igreja que fazem essa função de auxiliar passando as informações aos padrinhos, pais e noivos bem como ajuda na organização da entrada e ate a noiva nos últimos ajustes antes da abertura das porta.

Mais para aquelas que não vão se casar na igreja, e não contam com uma assessora pode deixar uma pessoa de confiança encarregada de organizar a entrada dos padrinhos ou ate mesmo combinar com a pessoa responsável pela recepção/cerimonia do local (para aquelas que casarão em sitio/hotéis ou salões) para ajudar nessa parte, em geral eles saberão auxilia-los.

Qual a ordem dos cortejos?

A ordem dos cortejos são:

1º Padrinhos
2º Noivo
3º Noiva
4º Daminha e Pajem (alianças)

Qual a ordem da entrada dos cortejos do padrinhos?

A ordem que se deve obedecer na entrada do cortejo dos padrinhos é alternar a entrada entre padrinhos do noivo com padrinhos da noiva. A mulher devera sempre estar posicionada do lado esquerdo do homem.

Os padrinhos do noivo devem ficar ao lado direito do altar e os da noiva do lado esquerdo.

O pai do noivo entra com a mãe da noiva, este tem duas opções entrar primeiro abrindo o cortejo dos padrinhos ou entrar por ultimo fechando o cortejo dos padrinhos, ao chegar no altar eles se separam e cada um vai para seu respectivo lado.

O noivo entra acompanhado por sua mãe, ele devera estar posicionado ao lado direito dela que ao chegar no altar devera se juntar ao seu pai e o noivo devera aguardar a noiva ao lado direito do altar.

A noiva entra acompanhada de seu pai, ela devera estar posicionada ao lado direito de seu pai que ao chegar no altar devera se juntar a sua mãe.

A noiva ao chegar no altar devera se posicionar do lado esquerdo do noivo.

Logo abaixo tem um esquema para explicar melhor.


obs.: Meninas na Capela que eu casei não sei porque foge a regra e as noivas entram do lado esquerdo, então tudo escrito aqui não é regra ok e sim costume.

E quando os pais são viúvos ou são falecidos?

Bom vamos colocando um caso pratico para explicar, o meu.

Meus pais são falecidos, como a maioria de vocês sabem, nesse caso quem entrou comigo foi meu irmão mais velho fazendo par com ele sua esposa.


O meu marido também não tem o pai, neste caso quem acompanhou a mãe dele no altar foi o irmão mais novo dele porque todos os outros irmão eram casados e foram padrinhos, a esposa do mais novo acabara de ganhar bebe, como ela não poderia ficar no altar optamos em colocar ele para acompanhar a minha sogra.

No caso de algum dos pais ser falecido, pode-se optar em alguma pessoa de grande consideração dos noivos para substitui-lo como irmãos, tios, primos, cunhados, etc...o que prevalece nesse caso é a estima que você terá pela pessoa para fazer a vez de alguém tão importante que não poderá estar presente em vida apenas em espirita. 

Nossa benção

Seria legal para quem vai organizar tudo sozinha e não vai casar em uma igreja que monte um esqueminha no papel com o nome dos padrinhos e a ordem de entrada, entregue a pessoa que ficara responsável pela organização dos cortejos assim ficara mais facil.

Faça isso também com a ordem dos cortejos pois como disse nado do que esta escrito aqui é uma regra e sim costume então pode ser alterado de acordo com a sua vontade.

Espero de uma forma simples ter explicado, caso ainda tenha ficado alguma duvida escreva pra mim.

2 comentários:

  1. UFA< agora vi uma "luz" no fim do tunel..srsr juro que nao sabia o que ia ser feito nessa hora... aii Ceus.. ja ajudou.. e vou pedir uma ajudinha sim...srsr concertza, vou falar com uma amiga alguem pra me ajudar, e se for o caso alguem do buffet..srsr obrigada novamente Elenir!! ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu também acho que tudo pode mudar de acordo com sua preferencia e necessidade!
    Meu pai é falecido, e eu não quis entrar com nenhum dos meus irmãos, designei este cargo para minha mãe! Pra mim ela era a pessoa mais indicada para caminhar ao meu lado.
    Meu noivo entrou com os pais dele, e logo em seguida os padrinhos!
    Adoro a Capela Regina Mundi, e sua decoração ficou perfeita!

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...