sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O PADRINHO PODE RECUSAR O CONVITE? O QUE PEDIR DE PRESENTE?

Um padrinho pode recusar um convite?

Fato! Eu passei por essa situação.

Eu convidei um casal amigo meu que eu gostava muito para serem meus padrinhos. Já sabia que por parte do homem seria difícil de ser aceito o meu convite pois já os conheço e sei qual é a situação. Cheguei a conversar com minha amiga antes e ela me pediu para tentar fazer o convite pois ele poderia abrir um precedente e aceitas, enfim... ele recusou o convite e consequentemente ela também. Eu não fiquei chateada com a situação pois sabia que poderia acontecer a recusa e também sei lidar muito bem com isso, meu marido ficou chateado mas... dadas as explicações tivemos que aceitar.



A regra básica é: você está convidando e não intimando o comparecimento, portanto a recusa pode sim acontecer. Claro que há uma carga emocional na situação e, portanto a recusa pode ser frustrante para o casal, porém deve-se aceitar a recusa com elegância. 


A dica é: estudar muito bem a escolha dos padrinhos antes de comunicar os escolhidos, de forma a minimizar possíveis recusas: checar se os padrinhos estarão disponíveis na data; checar se madrinhas gestantes não coincidem com a data do parto ou exames; investigar se haverá alguma necessidade de viagem na data; analisar se os padrinhos estão passando por alguma situação difícil em suas vidas por diversos aspectos (sociais, familiares ou até financeiras); checar se os padrinhos escolhidos participaram de muitos casamentos recentemente. Todos esses fatores podem contribuir para as recusas. 

Se investigar com cuidado, poderá minimizar as chances de algum padrinho escolhido não se sentir confortável para assumir a responsabilidade. Se mesmo assim, a recusa acontecer, de forma educada agradeça pelas explicações oferecidas, informe que independente da recusa será sempre uma pessoa importante para o casal e convide outra pessoa normalmente. 

Importante: no dia do evento, as chances de um padrinho faltar são mínimas, porém existem (atrasos de vôos, problemas familiares, problemas de saúde, imprevistos diversos ou compromissos profissionais), portanto tenha sempre um casal muito próximo (realmente muito próximo!) que aceite ir com roupas apropriadas em sua cerimônia e esteja à disposição para cobrir uma eventual ausência.



E como direcionar a lista de presentes que os padrinhos oferecem para o casal?




Escolher padrinhos por questões financeiras é um grande erro do casal. Via de regra, os padrinhos acabam arcando com os presentes mais caros inclusive pela proximidade e amizade, porém nem sempre o padrinho pode ter condições financeiras para gastar além do seu orçamento. 

Deve-se ressaltar que os padrinhos tem um custo superior aos demais convidados com aluguel ou compra de roupas especiais, participação maior no evento, estacionamento e outras atividades. Devem-se deixar os padrinhos à vontade para oferecer aquilo que estiver dentro de suas posses, e o casal deve expressar profundo agradecimento por qualquer que seja o presente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...