sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O PADRINHO PODE RECUSAR O CONVITE? O QUE PEDIR DE PRESENTE?

Um padrinho pode recusar um convite?

Fato! Eu passei por essa situação.

Eu convidei um casal amigo meu que eu gostava muito para serem meus padrinhos. Já sabia que por parte do homem seria difícil de ser aceito o meu convite pois já os conheço e sei qual é a situação. Cheguei a conversar com minha amiga antes e ela me pediu para tentar fazer o convite pois ele poderia abrir um precedente e aceitas, enfim... ele recusou o convite e consequentemente ela também. Eu não fiquei chateada com a situação pois sabia que poderia acontecer a recusa e também sei lidar muito bem com isso, meu marido ficou chateado mas... dadas as explicações tivemos que aceitar.



A regra básica é: você está convidando e não intimando o comparecimento, portanto a recusa pode sim acontecer. Claro que há uma carga emocional na situação e, portanto a recusa pode ser frustrante para o casal, porém deve-se aceitar a recusa com elegância. 


A dica é: estudar muito bem a escolha dos padrinhos antes de comunicar os escolhidos, de forma a minimizar possíveis recusas: checar se os padrinhos estarão disponíveis na data; checar se madrinhas gestantes não coincidem com a data do parto ou exames; investigar se haverá alguma necessidade de viagem na data; analisar se os padrinhos estão passando por alguma situação difícil em suas vidas por diversos aspectos (sociais, familiares ou até financeiras); checar se os padrinhos escolhidos participaram de muitos casamentos recentemente. Todos esses fatores podem contribuir para as recusas. 

Se investigar com cuidado, poderá minimizar as chances de algum padrinho escolhido não se sentir confortável para assumir a responsabilidade. Se mesmo assim, a recusa acontecer, de forma educada agradeça pelas explicações oferecidas, informe que independente da recusa será sempre uma pessoa importante para o casal e convide outra pessoa normalmente. 

Importante: no dia do evento, as chances de um padrinho faltar são mínimas, porém existem (atrasos de vôos, problemas familiares, problemas de saúde, imprevistos diversos ou compromissos profissionais), portanto tenha sempre um casal muito próximo (realmente muito próximo!) que aceite ir com roupas apropriadas em sua cerimônia e esteja à disposição para cobrir uma eventual ausência.



E como direcionar a lista de presentes que os padrinhos oferecem para o casal?




Escolher padrinhos por questões financeiras é um grande erro do casal. Via de regra, os padrinhos acabam arcando com os presentes mais caros inclusive pela proximidade e amizade, porém nem sempre o padrinho pode ter condições financeiras para gastar além do seu orçamento. 

Deve-se ressaltar que os padrinhos tem um custo superior aos demais convidados com aluguel ou compra de roupas especiais, participação maior no evento, estacionamento e outras atividades. Devem-se deixar os padrinhos à vontade para oferecer aquilo que estiver dentro de suas posses, e o casal deve expressar profundo agradecimento por qualquer que seja o presente.

6 comentários:

  1. Acabei de conhecer seu blog e estou gostando mto! Tenho uma pergunta: E se aquela amiga que vc ñ pretende convidar pra ser madrinha, se convida? Como agir nessa "saia-justa"?
    Bjinhos, Dani

    ResponderExcluir
  2. Ola Dani!
    Não há mal nenhum em não convidar uma pessoa para ser madrinha, mesmo que ela seja sua amiga. Haja naturalmente, convide-a e deixe claro que a presença dela é fundamental para a sua alegria no dia. Não diga coisas como queria que fosse minha madrinha mais não deu. Simplismente não dê explicações.

    ResponderExcluir
  3. OI ADOREI SEU BLOG E TIVE UMA SITUAÇÃO DESSA EM RECEBER UMA RECUSA NA ESCOLHA DE UM CASAL DE PADRINHOS FIQUEI ABALADA COM ISSO MAS MINHA DUVIDA CONTINUA PRECISO ESCOLHER UM CASAL CASADO NO RELIGIOSO QUE FALTA SE EU CONVIDAR ALGUÉM QUE NAO PARTICIPA DA MINHA VIDA E DA DO NOIVO MAS QUE PARTICIPA DA IGREJA É CORRETO ? BJS

    ResponderExcluir
  4. Tive problemas de padrinho desistir na ultima hora, padrinhos que se convidaram. Já na questão dos presentes não tive problemas, eles me procuraram para saber o que faltava e me ajudaram conforme podiam. Um dos padrinhos desempregado que por sinal é um palhaço, muito gente boa, tb chegou em nós e falou que o presente só viria em alguns meses. Não adianta fazer uma lista com presentes caros se a renda dos convidados é baixo.

    ResponderExcluir
  5. Estou numa situação parecida e preciso de orientações. Fui convidado pelo meu melhor amigo para ser padrinho de casamento dele. Minha mulher não. Ela não aceitou bem a ideia e nem vai no casamento. Quero recusar o convite, para ser padrinho. Mas, não pretendo deixar de ir à cerimônia e a festa. Minha pergunta é: Como recusar esse convite. Devolvo a lembrança destinada aos padrinhos que recebí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido tudo bem?
      Sua situação e um pouco mais complicada por isso resolvi escrever sobre seu caso em um post.
      Hoje ele vai ser publicado espero que ajude com seu problema. Grande bj

      Excluir

Gostou? Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...